sexta-feira, março 31, 2006

4º Chamamento - Portal da Felicidade

Há quanto séculos caminho nesta vereda da justiça, cujo fim ainda não se divisa? O único objectivo a atingir seria, então, pôr à prova a minha resistência às provações?
Não, não pode ser isso, pois outrora, num tempo já muito distante, vislumbrei o cume da iluminação.
Mas durante quantas encarnações terei ainda que vaguear na mágoa e tribulações até atingir o portal da Felicidade? Sem queixume e sem curiosidade, sou forçado a continuar durante mais um século a escalar a Vereda. Estou cansado, o meu coração sangra por causa de toda a miséria, todos os sofrimentos que suportei.
As esperanças vãs e as promessas falaciosas sustiveram-me, embora o eterno tivesse sido o objecto de todos os meus desejos; as minhas apalpadelas cegas para encontrar a verdade tinham sido perseverantes e o meu entusiasmo ardente e inextinguivel.
Não podia a minha Vereda bem-amada levar-me até ao cume da montanha, como sempre me prometeu?